Coreia do Norte quer tratado de paz com os EUA para encerrar testes

0
32

País pede fim de exercícios com tropas dos EUA na Coreia do Sul.
Em troca, regime de Kim Jong-un promete cessar seus testes nucleares.

A Coreia do Norte pediu neste sábado (16, horário local) a conclusão de um tratado de paz com os Estados Unidos e o fim dos exercícios militares norte-americanos com a Coreia do Sul para encerrar seu programa de testes nucleares.

O Estado isolado busca há muito tempo um tratado de paz com os EUA, bem como o fim dos exercícios da Coreia do Sul com os Estados Unidos, que têm cerca de 28.500 soldados posicionados na Coreia do Sul.

“Ainda são válidas todas as propostas para preservar a paz e a estabilidade na península e no nordeste da Ásia, incluindo aquelas para cessar nossos testes nucleares e a conclusão de um tratado de paz em troca de os EUA pararem os exercícios militares conjuntos”, disse um porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país, segundo a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a KCNA.

As duas Coreias permanecem em estado técnico de guerra uma vez que o conflito de 1950-1953 terminou com uma trégua, e não um tratado de paz.

A Coreia do Norte disse em 6 de janeiro que havia testado uma bomba de hidrogênio, o que gerou condenação de seus vizinhos e dos Estados Unidos.

Especialistas expressaram dúvidas de que o quarto teste nuclear norte-coreano tenha sido de fato com uma bomba de hidrogênio, já que a explosão teve praticamente a mesmo intensidade do teste anterior do país com um menos potente bomba atômica, em 2013.

O regime de Pyongyang está sob sanções da ONU sobre seus programas nucleares e de mísseis.

saiba mais

Fonte: G1

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA