Curiosidades: 6 coisas que aconteciam no período medieval e te deixarão feliz por viver no século XXI

0
655

O período medieval é conhecido também como a “Era das Trevas”. Os motivos são muitos. De maneira prática, não temos muitos registros desses anos já que o conhecimento era restrito, poucos sabiam ler e escrever.

período medieval

Muitos historiadores afirmam que esse foi um período de muita pobreza, as pessoas viviam pouco, as leis não eram seguidas e viver era no mínimo perigoso. Outros pesquisadores afirmam que a época nos trouxe muitas coisas boas e diversas pesquisas modernas foram iniciadas na Idade Média, ainda que não o devido crédito não seja dado.

  1. Casamento

casamento

O casamento na época medieval era bem diferente do que praticamos na atualidade. Muitas mulheres não podiam escolher seus maridos e nem ao menos tinham a chance de conhece-los antes do casamento. Além disso, era comum o casamento entre parentes próximos, principalmente entre os mais abastados e os integrantes da monarquia. Tudo para manter a riqueza nas mãos da família.

As mulheres praticamente não tinham direitos e uma vez casada tinham que passar por situação terríveis caso seus maridos fosse pessoas meio loucas. As mulheres não podiam se negar a manter relações sexuais e os homens podiam fazer o que bem entendessem.

  1. As prisões eram uma barbárie

O sistema prisional era literalmente bárbaro. Se uma pessoa caísse por lá podia muitas vezes dizer adeus ao mundo. Isso porque as condições de higiene eram péssimas: ratos, dejetos humanos, roupas sem lavar, comida podre, entre muitas outras coisas nojentas. Além disso, os presos não tinham nenhum direito, eram torturados com máquinas absurdas, eram deixados sem banho e muitas vezes largados literalmente para apodrecer.

  1. As cidades não eram urbanizadas

cidades medievais

No período medieval muitas cidades começaram a crescer em toda a Europa, mas o caos imperava. Não existia asfalto ou calçada. As pessoas se misturavam aos cavalos, aos vendedores e tinham que andar em uma verdadeira lama de excrementos animais e restos de comida.

Além disso, não existia sistema de esgoto e água encanada.

 

 

 

  1. A comida era nojenta

comida

A cozinha medieval é sem dúvidas uma das mais nojentas de todos os tempos. Para começar,  as pessoas não tinham regras de comportamento e podiam comer como bem entendessem. Isso inclui barulhos corporais e cheiros estranhos. Além disso, a base da alimentação era de carnes, todos os tipos de carnes!! Então basicamente as refeições eram constituídas por: carne + carne.

Comia-se muito bom e um certa quantidade de massas. Frutas e verduras eram quase inexistentes e a água era muitas vezes tão poluída que era melhor não beber. Não é de se admirar que o povo sofresse com tantas doenças e problemas de pele naquela época.

  1. A medicina ainda engatinhava

medicina

No período medieval a medicina ainda estava engatinhando e poucos estudos objetivos eram praticados. Os tratamentos eram basicamente supersticiosos e feitos sempre de forma experimental, por isso se alguém ficasse doente, não tinha a menor ideia do que iria acontecer ou se tinha chances de se curar. Além disso, a religião católica não permitia que as pesquisas com corpos humanos fossem desenvolvidas dificultando e barrando o trabalho de cientistas.

Para completar, a anestesia era inexistente para a maior parte da população. Então além de não ter o tratamento adequado, a dor era absurda!

  1. A expectativa de vida era incrivelmente baixa

vida

No período medieval, chegar aos 30 e poucos anos era considerado um luxo. As pessoas tinham péssimas condições de saúde, fora a insegurança predominante que fazia com que qualquer um pudesse ser atacado. As mulheres frequentemente morriam parindo seus filhos e os pequenos regularmente não sobreviviam por falta de cuidados básicos.

O período medieval era a época da Peste Negra, a qual matava milhares e milhares de pessoas. Se você vivesse na Europa no século XIV, as chances de morrer da peste era de incríveis 50%.

Viver no período medieval era sem dúvida uma grande aventura!

 

Fonte: Mistério Curioso

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA