Curiosidades: Coreia do Norte: 27 grandes curiosidades sobre a nação mais inacessível do mundo!

0
382

1 – Fundada em 1948, o nome oficial da Coreia do Norte é a República Popular Democrática da Coreia. O nome local para a Coreia do Norte é Choson-minjujuui-inmin-koughwaguk ou Choson (“Terra da Manhã Calma”)

2 – A Coreia do Norte tem tido um rápido desmatamento, que revelou muitas de suas peças de artilharia de longo alcance  anteriormente escondidas nas árvores.

3 – Embora seja menor em tamanho, a Coreia do Sul tem uma população mais que o dobro que a Coreia do Norte.

4 – O Natal é bem diferente na Coréia do Norte. Em vez de celebrações natalinas, muitos norte-coreanos celebram o nascimento da mãe do atual presidente, Kim Jong-il, em 24 de dezembro. Os norte-coreanos também não comemoram Dia dos Namorados, mas celebram o “aniversário do General” em 16 de fevereiro no lugar. Um presente popular entre os casais é uma lembrança do Partido dos Trabalhadores.

5 – O ponto mais alto da Coreia do Norte é o Monte Paektu (“Monte da neve eterna“) com 2.744 metros.

201

6 – O governo norte-coreano controla rigorosamente todos os níveis de ensino. A taxa de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais na Coréia do Norte é de 99%.

7 – Mulheres na Coréia do Norte compõem 49% da força de trabalho. Elas recebem licença maternidade remunerada de cinco meses, e se uma mulher tem três ou mais filhos, ela recebe oito horas de salário por seis horas de trabalho por dia.

8 – A expectativa média de vida dos norte-coreanos é de 61 anos para os homens e 66 anos para as mulheres.

9 – A bandeira norte-coreana foi adotada em 1948 e é composta de uma estrela vermelha dentro de uma grande faixa também vermelha e duas faixas finas de fundo branco e azul na parte superior da bandeira. A estrela vermelha representa o socialismo, a faixa vermelha simboliza a revolução, e as pequenas faixas brancas representam a pureza, força e dignidade. As faixas azuis representam a soberania, paz e amizade.

10 – A Coreia do Norte tem 3 sites na Internet. Os Estados Unidos tem 439 milhões.

11 – Há apenas um partido político na Coréia do Norte, o Partido dos Trabalhadores. Os membros do partido devem usar um distintivo do “Grande Líder”, Kim Il-sung, a todo o momento.

201 (1)

12 – A Coreia do Norte tem a quarta maior força militar do mundo. Um em cada 25 cidadãos é militar.

13 – Em contraste com o PIB per capita da Coreia do Sul, de R$ 36.500 reais, o PIB da Coreia do Norte é de R$ 2 mil.

14 – A Torre Juche possui 558 m de altura e foi construída para celebrar o septuagésimo aniversário de Kim Il-sung. A torre é coberta com 25.550 pedaços de pedra.

15 – Os manjokos (“equipes de satisfação”) são compostos de jovens que recebem formação em práticas sexuais para agradar oficiais norte-coreano de alta patente.

16 – Os principais empregos da Coréia do Norte são no governo e no exército.

17 – A Coreia do Norte mede a passagem do ano com o calendário Juche. Neste calendário, o ano 1 é 1912, o ano de Kim Il-sung nasceu. O ano de 2010 é o ano Juche 99 e seria escrito como Juche 99 (2010) ou Juche 99, 2010.

18 – A única maneira para os cidadãos deixarem a Coreia do Norte é fugirem para o norte ao longo da fronteira com a China ou com a Rússia, ou de barco para o Japão.

201-2

19 – O governo norte-coreano paga por todos os cuidados de saúde, no entanto, recentemente, sofreu uma grave escassez de remédios e equipamentos médicos. Em alguns hospitais, existem equipamentos de ponta que ficam inutilizados, porque os médicos e enfermeiros não sabem como usar.

20 – Desde 1972, os atletas olímpicos norte-coreanos trouxeram para casa nove medalhas de ouro, 12 de prata e 17 de bronze. Eles se destacaram no boxe, halterofilismo e judô. Um dos maiores atletas olímpicos da Coreia do Norte é Kye Sun Hui. Em 1996, aos 17 anos, ela se tornou a pessoa mais jovem a ganhar uma medalha de ouro olímpica em judô.

21 – As famílias norte-coreanos têm uma média de dois filhos.

22 – A Coreia do Norte é o último estado estalinista no mundo.

23 – A Coreia do Norte tem um dos piores registros de direitos humanos.

24 – Nas grandes cidades norte-coreanas, as mulheres não estão autorizadas a usar calças jeans ou andar de bicicleta. As saias das mulheres devem cobrir no mínimo seus joelhos.

25 – Na Coréia do Norte, há um médico para cada 700 pessoas e uma cama de hospital para cada 350 pessoas. A taxa de mortalidade infantil é de 51,34 para cada 1.000 nascidos.

26 – A Coreia do Norte está classificada em penúltimo lugar no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa.

201-3

27 – A idolatria pelos líderes da nação é tão grande que é comum os casos de pessoas que socorrem os retratos dos ditadores antes de qualquer outra coisa em caso de incêndio. Existem também abrigos subterrâneos para guardar as estátuas se houver uma guerra.

Fonte: jornalciencia

 

Gostou? Curte, comente e compartilhe.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA