Curiosidades: Espetáculo de fogos de artifício celeste poderá ser visto da Terra em breve

0
410

Os astrônomos do mundo inteiro estão se preparando para um evento raríssimo que acontecerá no início de 2018. O fenômeno será ocasionado por um pulsar e uma estrela binária, quando os dois corpos se aproximarem, o pulsar do tamanho de uma cidade, mergulhará em um disco de gás e poeira provocando um show de luzes cósmica.

O pulsar chamado de J2032+4127, pesa quase o dobro do nosso Sol e tem um tamanho de uma cidade. Ele vai girar em torno da estrela binária, conhecida como “MT91”, essa estrela tem 15 vezes a massa do Sol e 10.00 vezes mais brilhante. Durante o movimento que o pulsar realizará, será o momento do espetáculo.

O pulsar foi descoberto em 2009, quando a NASA fazia uma pesquisa cega, usando uma técnica que permite descobrir esses tipos de objetos. “Duas dúzias de pulsares foram descobertos deste forma, incluindo o J2032”, disse David Thompson, cientista do projeto Fermi no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

Curta nossa página e fique ligado com o mundo científico, clique aqui.

O melhor de tudo, é que o fenômeno ocorrerá à 5 mil anos-luz da Terra – e nós poderemos assistir esse show de fogos de artifício celeste, já que os telescópios aqui na Terra capturam todos os tipos de ondas de rádio e raios gamas de alta energia.

Para aumentar interesse das pessoas, a NASA lançou um vídeo mostrando o que evento pode nos proporcionar, veja:

Fonte: Blogandociencia

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA