Curiosidades: Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

0
522

A pílula anticoncepcional oral é um dos mais eficazes métodos de contracepção, as modernas pílulas com conteúdo hormonal reduzido, provocam baixos índices de alterações metabólicas, pressão arterial e peso corpóreo, de forma que os potenciais efeitos colaterais podem ser excluídos, até onde forem possíveis. O indicado é que todas as mulheres consultem um ginecologista antes de iniciar a pílula, pois nem todas as mulheres podem fazer uso da pílula, por isso separamos alguns mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional.

Pílula anticoncepcional engorda?

Essa é uma das maiores dúvidas das mulheres, mas a verdade é que a pílula não engorda, o anticoncepcional é feito a base de hormônio, que pode reter líquidos na paciente, algumas podem reter mais e outras menos, o que pode ocorrer é o fato da paciente se sentir mais inchada, mas não há aumento de gordura ou um maior apetite.

A mulher que toma pílula corre o risco de engravidar?

O único método que é 100% seguro é não praticar o ato sexual. O anticoncepcional previne a gravidez e chega a 99,8% de chance da mulher não engravidar, se tomar de forma correta, porém, ainda há relatos de gravidez mesmo com a ingestão de anticoncepcional.

O anticoncepcional é indicado para todas as mulheres?

Mito! Existem casos de contraindicação, por exemplo, a mulher que possui patologias hepáticas e riscos de desenvolver trombos. Por isso, embora exista um uso indiscriminado da pílula, ela deve ser receitada por um médico, que irá avaliar o caso da paciente. A pílula não é indicada para todas as mulheres.

Pílula anticoncepcional pode causar câncer?

Verdade! Já existem alguns relatos que fazem a associação do uso de pílulas com o aumento de alguns tipos de câncer. Mulheres que possuem na família, casos de câncer de mama em parentes de 1º grau, como mãe e se repetindo em irmãs, essa paciente precisa falar com o seu médico, para usar um outro método anticoncepcional que não seja de hormônio.

O câncer de mama pode ser precipitado pelo uso prolongado do uso do anticoncepcional, porém, o câncer de ovário e de útero, são menos freqüentes em mulheres que usam anticoncepcional. É preciso uma avaliação do seu médico.

Quem toma anticoncepcional por muito tempo pode ter dificuldade para engravidar?

Mito! O uso do anticoncepcional não interfere na fertilidade da mulher. Por isso que quando se esquece da pílula, esse esquecimento já eleva o risco de gravidez, pois o organismo voltar a ovular, por isso, se 1 ou 2 dias de esquecimento já pode fazer com o risco de uma gravidez aumente, parando, a mulher volta a ovular normalmente.

Pílula anticoncepcional pode afetar o desejo da mulher?

Verdade! Todo anticoncepcional atua no ovário inibindo a ovulação. Nesse período da ovulação há um derramamento de hormônios na corrente sanguínea da mulher, que favorecem o aumento da libido, porém, com a ingestão da pílula anticoncepcional, essa ovulação se cessa e a mulher não tem mais essa oscilação hormonal, sendo que é usado no anticoncepcional, é um tipo de hormônio que não possui nenhuma ação sobre a libido. Por isso, para mulheres que usam anticoncepcional é natural que exista uma diminuição da libido.

 

Fonte: mundoconectado

 

 

Gostou? Curte, comente e compartilhe

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA