Curiosidades: Você Sabia que é Possível Criar Diamantes no Microondas?

0
221

Grande parte dos diamantes atuais são extraídos em zonas de guerra, mas felizmente, essa não é a única origem dessas tão cobiçadas pedras. É possível criar diamantes artificiais em um forno microondas, e eles possuem a mesma estrutura física e química que os naturais.

Tudo o que você precisa é de um pequeno fragmento de diamante, chamado semente de carbono, em um forno de microondas, junto com quantidades variáveis de um gás de carbono pesado. Para isso, é possível utilizar metano.

237991_Papel-de-Parede-Diamantes--237991_1280x960

 

A mistura gasosa é aquecida em altas temperaturas até produzir uma esfera de plasma. Nela, o gás e os átomos de carbono cristalizam e se acumulam sobre a semente de diamante, fazendo-a se expandir.

Mas não é um processo tão rápido: pode demorar até 10 semanas para produzir um diamante comercializável, mas o processo é infalível. É tão difícil distinguir um diamante sintético de um natural que especialistas precisam de uma máquina para contar as gemas cultivadas em laboratório para comparar com diamantes naturais.

Em 2014, 360 mil quilates de diamantes artificiais foram produzidos, e ainda correspondem a uma pequena fração do mercado mundial da pedra preciosa. Mas especialistas preveem que o mercado de diamantes sintéticos cresça muito nos próximos anos, para desespero das mineradoras. [ScienceAlert]

55b58d58c36188e11f8b45ab

 

Fonte: misteriosdomundo

 

Gostou? Curte e Compartilhe

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA