Dicas & Mecânica: 10 Defeitos Que Podem Ocorrer no Fiat Uno

0
1157

FIAT Uno é sem duvida um dos maiores sucessos do mercado automotivo brasileiro, além de ser o carro chefe da Montadora FIAT, este modelo abocanha anualmente uma boa fatia do mercado de automóveis populares. O Uno tem a fama de ter uma das manutenções mais baratas do seguimento de populares e realmente seu custo/beneficio é bem atraente, mas como todos os carros este modelo também da defeito e por este motivo nós do  Dicas Mecânicas, elaboramos uma lista com 10 defeitos que podem ocorrer no seu Fiat Uno:

 

01- Fiat Uno 1.0 – Falhas Generalizadas

DEFEITO: Este Fiat Uno  (IAW 1G7)  estava com dificuldade para pegar, falhando nas acelerações e morrendo frequentemente.

DIAGNOSTICO: Fizemos alguns testes elétricos e vimos que o rele da bomba do combustível estava sendo desarmo pela central inesperadamente. Continuamos os teste e ao checarmos o sistema de ignição (velas de ignição, cabos de vela e bobina) foi identificado uma falha na bobina correspondente aos cilindros 2 e 3.

Observamos que centelhas desta bobina em alguns momentos escapavam por uma trinca na carcaça da mesma provocando as falhas no motor e o desarme do rele. Ao afastar a bobina do  suporte que à fixa no motor os problemas deixavam de ocorrer.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca da bobina de ignição e o problema foi resolvido.

Leia També: FIAT Uno EP: Motor com falhas generalizadas

02- FIAT Uno Fire: Vazamento de Óleo na Junta da Tampa de Válvulas e Retentores

DEFEITO: O proprietário deste carro estava reclamando do surgimento de vazamentos de óleo na junta da tampa de válvula e nos retentores. Segundo ele já havia ocorrido o mesmo problema anteriormente sendo que foi efetuado a troca destas peças, mas pouco tempo depois o defeito surgiu novamente.

DIAGNOSTICO: Iniciamos o reparo efetuando a troca das junta e retentores. Ao retirarmos o Blow Bly (Filtro separador de gases do cárter ou anti-chamas), o mesmo estava completamente entupido fazendo com que a pressão do óleo aumentasse além do normal e consequentemente danificando as juntas e retentores do motor.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do Blow Bly e o defeito sumiu.

03-FIAT Uno 1.0 98: Motor não Abre Giro

DEFEITO: Este Fiat Uno funcionava perfeitamente no regime de marcha-lenta, mas ao tentarmos acelerar o carro rapidamente o motor não respondia, ou seja, não abria Giro.

DIAGNOSTICO: Começamos os testes conferindo a pressão e vazão da linha de combustível e nada foi encontrado, fizemos também um rastreamento com o scanner e todos os parâmetros estavam normais, menos o do Sensor MAP.

Os parâmetros do MAP estavam acima do normal. Partimos então para o teste especifico nesta peça, utilizando uma bomba de vácuo e um multímetro automotivo, no entanto não foi encontrado nenhum problema no sensor. Retiramos o TBI para verificar se a tomada de vácuo aonde vai conectado o sensor MAP não estava entupido. Logo vimos que esta passagem de ar estava completamente obstruída.

SOLUÇÃO: Foi feito a limpeza do corpo da borboleta (TBI) e todas as tubulações e tomadas de vácuo foram verificadas e desentupimos as que foram necessárias. Após remontar o TBI o carro funcionou perfeitamente.

Outras Dicas: Uno 1.0 EP: Falhando em acelerações

04- Uno Fire: Baixo Desempenho e Falhando

DEFEITO: Este Uno Fire estava com um desempenho bem abaixo do normal e em certos momentos ele falhava rapidamente e voltava ao normal.

DIAGNOSTICO: Começamos testando a pressão e vazão da linha de combustível, logo vimos que a pressão estava um pouco abaixo do normal e  ao acelerarmos o carro a pressão chegava a cair para 0 bar e voltava rapidamente. Quando isto ocorria o motor falhava.

Partimos então para o teste na bomba de combustível, quando fizemos os teste de alimentação da bomba vimos que a tensão (voltagem) que chegava na mesma estava baixa, em torno de 11,3 Volts.

Com base nesta informação decidimos testar o chicote da bomba de combustível e logo identificamos que o terminal do aterramento correspondente a bomba estava completamente oxidado e frouxo.

SOLUÇÃO: Foi feito a limpeza e fixação correta do aterramento da bomba de combustível e ao fazer as medições novamente, vimos que o problema havia sido resolvido.

Outras Dicas:

Fiat Uno Economy Flex: Problemas na partida a frio

Defeitos Familia FIRE

05- FIAT Uno Fire: Ventoinha não funciona

DEFEITO: Este Uno Fire não estava armando a ventoinha e consequentemente o motor estava super aquecendo.

DIAGNOSTICO: Ao verificarmos porque a ventoinha não estava funcionando, identificamos rapidamente um fusível queimado. Fizemos a troca do fusível e o eletro ventilador voltou a funcionar normalmente, mas ao deixarmos o carro ligado em teste por aproximadamente 30 minutos o fusível queimou de novo.

Partimos então para uma analise visual do rele da ventoinha que é controlado pela central de injeção eletrônica. Nesta análise notamos que os contatos internos do rele estavam queimados, sendo que após um tempo em funcionamento estes contatos criavam uma resistência a passagem de corrente elétrica forçando o fusível e ocasionando sua queima.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do rele da ventoinha e do fusível e o problema não ocorreu novamente.

Outras Dicas:

FIAT Uno Fire 2003: Eletroventilador não arma

FIAT FIRE com problemas ao buzinar

FIAT FIRE : Volante vibrando muito

06- FIAT Uno: Alto consumo de Combustível

DEFEITO: O proprietário deste Uno estava reclamando de consumo excessivo de combustível, e desempenho ruim.

DIAGNOSTICO: Primeiramente fizemos testes no sistema de ignição e linha de combustível e a única alteração encontrada foi uma carbonização excessiva das velas de ignição (leia:Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns). Partimos então para o rastreamento com scanner e rapidamente identificamos um travamento do sinal do sensor de temperatura da agua.

O sensor estava enviando um sinal de temperatura em torno de 40°C mesmo quando o motor estava a 90°C. Este problema provocava uma maior injeção de combustível, causando o alto consumo e os outro sintomas.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do sensor de temperatura da agua e também foi necessário trocar as velas de ignição pois as mesmas não tinham mais condições de uso. Apos as trocas o consumo de combustível voltou ao normal.

Leia Também:FIAT uno: marcha lenta alterada, falhando e alto consumo

07- FIAT Uno: Perda de Desempenho e luz de Injeção ascendendo (intermitente)

DEFEITO: Este cliente reclamava que seu automóvel ascendia a luz de injeção de repente e quando isto ocorria o carro perdia desempenho.

DIAGNOSTICO: Ao efetuarmos um teste de rodagem (teste na rua) observamos que no momento em que o problema ocorria a luzes do painel aumentavam muito sua iluminação, possivelmente provocada por um pico de tensão.

Partimos então para os testes de carga no alternador (Saiba Como Funciona um Alternador Automotivo) e logo vimos que ao ocorrer as falhas o alternador gerava tensões de até 19 volts, prejudicando o funcionamento da unidade de comando. Por este motivo a central acendia a luz de injeção e o carro perdia força.

SOLUÇÃO: Foi dada a devida manutenção no alternador e após nova medição foi visto que a tensão estava correta (aproximadamente 14 volts). Com isso o problema não ocorreu mais.

Leia Também:FIAT Uno : Motor Falhando e Perdendo Força

08- FIAT: Marcha Lenta Oscilando e Consumo Excessivo de Combustível

DEFEITO: Este Fiat estava com a Marcha lenta irregular e alto consumo de combustível.

DIAGNOSTICO: Foi feito teste de pressão e vazão do combustível e do sistema de ignição, sendo que nada foi encontrado. Ao fazermos um rastreamento vimos que o sinal da sonda lambda não estava oscilando normalmente (saiba como funciona a Sonda Lambda). Fizemos os testes com um multímetro automotivo e a falha se confirmou.

Esta lentidão no funcionamento da Sonda provocava uma dificuldade na regulagem do tempo de injeção pela Central (leia: Tempo de injeção X Sinal da sonda lambda),  ocasionando as falhas.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição da sonda lambda e o defeito sumiu.

Leia Mais:

FIAT Uno EP : Falhando e marcha lenta instâvel

FIAT uno : marcha lenta alterada, falhando e alto consumo

09- FIAT Uno SX: Luz de Injeção Eletrônica Acendendo e Vazios na Aceleração

DEFEITO: Este carro estava com buracos na aceleração e quando a falha ocorria a luz de anomalias acendia. Este problema não acontecia a todo momento.

DIAGNOSTICO: Fizemos primeiramente os testes no sistema de ignição (bobinas, velas e cabos de velas) e apesar de ter sido necessário trocar as velas de ignição (Leia: Principais Defeitos das Velas de Ignição) o defeito permaneceu.

Partimos então para o rastreamento do sistema de injeção eletrônica, para identificarmos o erro que foi gravado quando a luz de anomalias ficava acesa. O código de avarias que constava no momento era referente ao TPS( Sensor da Borboleta). decidimos então fazer o teste no sensor utilizando um multímetro automotivo.

Ao medirmos o sinal enviado pela sensor enquanto abríamos a borboleta, foi identificado uma pequena falha no sinal, o que era suficiente para provocar os vazios na aceleração.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor da borboleta (TPS) e o defeito foi solucionado.

Leia Mais: Uno 1.0 sx Gasolina; Buracos na Aceleração

10- FIAT Uno EP: Motor Gira Mas Não Pega

DEFEITO: Este carro foi trazido pelo proprietário após ser efetuado uma limpeza no TBI. Segundo ele o motor morreu e não pegou mais.

DIAGNOSTICO: Como o cliente nos informou que o defeito iniciou apos uma limpeza do TBI, nós iniciamos o diagnostico pelo TBI.

Ao retirarmos o bico injetor para analisarmos os retentores dos mesmo, vimos que estes anéis (orings) foram colocados de forma incorreta, deixando o combustível passar direto, o que provocava o afogamento do motor e o mesmo não pegava mais.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do reparo do bico injetor e os anéis foram colocados  da forma correta, apos isto o defeito não ocorreu mais.

Outras Dicas:

Uno fire flex: da partida mas não pega

Fiat Uno 1.0 sx : motor gira mas não pega

FIAT Uno 98: Morre e não pega mais

Conclusão

Analisando bem estas dicas você pode identificar uma boa quantidade de defeitos no seu carro, somente pelos sintomas apresentados.

Lembre-se que estas dicas são somente para indicar uma direção, ou seja, não é porque seu FIAT Uno esta com sintomas parecidos com os citados acima, que a solução do defeito vai ser estas. Sempre consulte seu mecânico.

Fonte: Dicas Mecânicas

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA