Dicas & Mecânica: 12 Dicas Para Economizar Combustível

0
254

Nestes tempos difíceis, em que gasolina virou artigo de luxo, algumas dicas de como economizar o combustível do seu carro caem como uma luva. Como nós do Dicas Mecânicas não gostamos de deixar nosso leitores na mão, resolvemos compartilhar um vídeo do Grande Profissional Dr. Carros que tem um ótimo canal no YouTube sobre dicas do setor automotivo.

Este vídeo contem 12 dicas excelentes para você economizar gasolina sem muitas complicações.

12 Dicas Para Economizar Combustível

1- Pare de Esticar as Marchas: Troque as marchas na hora certa, tente andar com a rotação do motor o mais baixo possível, para que você tenha uma economia de combustível. Carro que anda com giro muito auto, além de prejudicar o motor, tem um consumo excessivo de combustível.

2- Evite arrancadas bruscas: Para quem gosta de arrancar no semáforo com tudo, saiba que este tipo de habito tem um preço. O preço é o aumento no consumo de combustível. Por isto procure acelerar o carro progressivamente, para que ele ganhe velocidade de forma natural.

3- Revise seu carro: Esta é uma dica mais que obvia, mas posso te garantir que poucas pessoas à praticam. Os carros de hoje ainda não possuem a capacidade de rodar muitos quilômetros sem que se faça uma manutenção. Os componentes dos automóveis sofrem desgastes com o tempo e estes desgastes influenciam muito no consumo do carro. Com as revisões, seu mecânico vai conseguir fazer reparos pontuais que ajudarão no bom funcionamento do seu carro, refletindo também no gasto de combustível.

4- Posto de combustível: A escolha do posto de combustível também é muito importante, pois muitos postos já foram flagrados com esquemas fraudulentos de adulteração de bombas de abastecimento, que fornecem menos combustível que o comprado, ou seja, você compra 10 litros mas só leva 9.

5- Gasolina aditivada e Filtro de Combustível: A Quinta dica tem muito haver com a anterior. Se você tem condições de abastecer com uma gasolina de maior qualidade, como a aditivada por exemplo, isto te trará um ganho maior no rendimento do motor. Mas não adianta colocar a melhor gasolina do mundo se o filtro de combustível esta sujo ou obstruído.  A troca do filtro é de estrema importância e afeta diretamente no funcionamento do motor e com isso no consumo.

Verifique no manual do seu carro o período de troca do filtro e o faça religiosamente.

6- Filtro de Ar: Esta peça tão simples e barata pode ser um tremendo vilão quando o assunto é consumo de gasolina. O filtro de ar em péssimas  condições, dificulta a passagem de ar para o motor alterando assim o funcionamento do seu carro e fazendo com que ele beba muito. Lembre-se: Filtro de ar e consumo de combustível andam de mão dadas.

7- Velocidades altas: Respeite a velocidade máxima do seu carro, tente sempre que possível andar em velocidades abaixo de 120 km/h, pois isto faz uma diferença incrível no gasto de combustível.

8- Freio a motor (redução): Se seu carro utiliza o sistema de injeção de combustível, sempre que possível utilizar o freio a motor (reduzir utilizando a caixa de marchas). Os carros com injeção eletrônica possuem um sistema chamado Cut-off, que nada mais é que o corte da injeção de combustível quando se esta reduzindo o carro. Isto faz muita diferença na hora de verificar o consumo.

9- Calibragem de Pneus: A calibragem de pneus deve ser feita uma vez por semana. Quando o  Pneu esta vazio (descalibrado) o motor gasta mais energia para para movimentar o carro e para que isto aconteça é necessário uma maior demanda de combustível.

10- Ar Condicionado e outros Consumidores Elétricos: Quando você liga o ar condicionando do seu carro, o compressor do ar cria uma resistência maior para a rotação do motor, fazendo com que o motor necessite de mais energia para manter o funcionamento correto do mesmo. Mas isto não acontece somente quando ligamos o ar, quando ligamos o farol, o milha, modulo de som ou qualquer outro consumidor elétrico o resultado é bem parecido com o do ar condicionado. Pois quando acionamos estes componentes exigimos que o alternador gere mais energia, que por sua vez exige mais energia do motor para girar-ló, e tudo que faz o motor trabalhar com mais força, aumenta o consumo de combustível.

11- Vazamento de combustível: É Bem comum alguns carros ficarem com cheiro de gasolina. Se o seu esta assim, procure seu mecânico para fazer um diagnostico de onde este vazamento está ocorrendo. Alguns dos locais mais comuns são: Na tampa de vedação do tanque de combustível, mangueiras da linha de combustível e no filtro de combustível.

12- Peças de Qualidade: Ao fazer uma revisão verifique se as peças que estão sendo utilizadas são de alta qualidade (principalmente no sistema de injeção eletrônica). Peças paralelas podem alterar muito o consumo do seu automóvel, mesmo obtendo um funcionamento aparentemente normal. Sempre que for dar uma manutenção no seu carro opte por peças originais.

Estas são as doze dicas do Dr. Carro para você conseguir reduzir o consumo do automóvel, eu que trabalho com reparação automotiva a muitos anos assino embaixo destas dicas.

Fonte: Dicas Mecânica

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA