‘É muito frustrante’, diz candidata sobre concurso parado no Tocantins

0
33

Processo seletivo da Polícia Civil foi lançado em fevereiro de 2014.
Governo estadual afirma que convocação será feita este ano.

O concurso da Polícia Civil do Tocantins está parado. Lançado em fevereiro de 2014, o certame completa dois anos este mês. O tempo de espera é frustrante para centenas de candidatos que se dedicaram e conseguiram a aprovação. “É meio frustrante não ter uma resposta concreta por parte do Estado”, afirma a candidata Dorcas Ribeiro. (Veja o vídeo).

Desde dezembro de 2014, os aprovados aguardam a segunda fase do concurso, que é o Curso de Formação. No dia 18 de dezembro de 2014, a empresa responsável pelo certame publicou uma lista com os nomes dos aprovados para a segunda fase, mas não divulgou o cronograma para o início do curso.

Aprovados no concurso da Polícia Civil se sentem frustrados no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Aprovados no concurso da Polícia Civil se sentem
frustrados no Tocantins

 

A Defensoria Pública do Tocantins tem acompanhado o andamento de vários concursos, como o do Quadro Geral que por enquanto aguarda a decisão da Justiça para contratar os candidatos da lista de espera. O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado disse que o governo trabalha com 47 mil servidores. Destes, cerca de 35 mil são efetivos.

“A Defensoria Pública constatou que a verba necessária para a retomada destes concursos foi prevista na Lei Orçamentária Anual. Em razão disso, a defensoria requisitou informações aos secretários das pastas respectivas com relação a isso, questionando se já foi publicado, se há um cronograma efetivo para a retomada destes concursos”, disse a coordenadora do Núcleo de Ações Coletivas, Isabela Faustino.

O edital do concurso da Polícia Civil foi publicado em fevereiro do ano passado e as provas aconteceram em junho de 2014. Foram oferecidas 515 vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão, papiloscopista, agente de necrotomia, médico legista e perito criminal. Mais de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase.

Defesa Social
Os aprovados do concurso da Defesa Social também aguardam a convocação para o Curso de Formação. Os candidatos já fizeram protesto, cobraram do governo uma posição, mas o certame também está parado. No ano passado, o Estado afirmou que a segunda etapa seria realizada em agosto de 2015, o que não aconteceu. As provas foram aplicadas em dezembro de 2014.

Resposta
A assessoria de comunicação do Governo do Tocantins informou que todos os candidatos aprovados nos concursos da Polícia Civil e da Defesa Social vão ser chamados ainda este ano, mas não informou quando ocorrerá a convocação.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA