Monstro Brutal: Esse é o Jipão Russo, com tração 8×8, que passa por cima de qualquer coisa!

0
15

Você tem reparado como o mundo parece estar cada vez mais confuso, violento e maluco? Será que caminhamos mesmo para um “Apocalipse Zumbi“? Ainda não dá para ter certeza, mas se você quiser ficar bem preparado ou pelo menos saber do que vai precisar, é hora de conhecer o mais insano SUV atual. Trata-se do Avtoros Shaman, um inacreditável jipão russo comtração 8×8 (sim, 8×8).

O nome desse utilitário já diz muito sobre sua alma. Shaman significa xamã, palavra vinda da Sibéria, que designa uma espécie de líder espiritual, com poderes místicos que podem servir a diversas finalidades. Numa tradução direta, pode-se dizer que é “alguém que enxerga no escuro”. Justamente por isso, a fabricante Avtoros usou essa denominação para expressar que o jipe pode ajudar as pessoas em todas as situações.

Agora voltando para a parte técnica, o Shaman pode rodar com três tipos de configurações de esterçamento. Na on-road, é a situação normal e são viradas as quatro rodas da frente. No modo off-road, o esterçamento fica concentrado nas rodas traseiras. Optando pelo curioso “modo caranguejo”, as oito rodas ficam ativas ao mesmo tempo e podem virar para o mesmo lado. Aliás, os pneus são uma atração à parte. Desenvolvidos pela própria Avtoros, possuem mais de 1,2 m de diâmetro e mais de meio metro de largura.

Vale lembrar que o jipão russo pode andar na água também, como anfíbio, com velocidade limitada a 7 km/h e o motorista dirige numa posição central, tal como no McLaren F-1. O interior é bem simples, mas podem existir várias configurações conforme o pedido do comprador.

Há várias opções de motores, conforme a encomenda (cada um desses jipes 8×8 demora dois meses para ficar pronto). A opção normal é de um motor Iveco turbo-diesel, 3.0, com cerca de 170cv. Mas também há outras opções a diesel, da Hyundai, com 178 e 240cv. Pelas dimensões do Avtoros, Shaman 8×8, que possui 6 m de comprimento, 3 m de altura e 2,5 m de largura, percebe-se que não é uma boa ideia usar um motor com baixa potência e torque.

Como é feito sob encomenda, não há preços oficiais, mas existem estimativas de que podem partir dos 100 mil euros (algo como R$ 450 mil, em cotações atuais aproximadas). Veja nos vídeos abaixo e repare na insanidade extrema desse jipão 8×8. Sente só a valentia dessa lenda vinda da Rússia para enfrentar todo tipo de terreno, seja asfalto, terra, lama, pântano, água e neve. Assista!

PS: Lembre-se também do Marauder, outro monstro impressionante e indestrutível que já mostramos aqui no AutoVídeos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA