Notícias: 12 igrejas evangélicas abertas por dia em todo o Brasil. Casa de Deus ou comercio lucrativo?

0
147

A sensação que muitas pessoas têm de que “todo dia abre uma igreja” tem um fundo de verdade. Pelo menos é o que aponta um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que revelou o grande volume de abertura de igrejas no país. De acordo com o instituto, são quase 12 igrejas novas por dia, ou uma a cada duas horas. O IBPT monitora a abertura de empresas de todos os tipos no Brasil.
Desde o dia 1º de janeiro de 2015, segundo dados do “Empresômetro” (www.empresometro.com.br), foram registradas 2.798 novas igrejas no país, númeroque não incluem novos templos de denominações religiosas já registradas.

Esse número seria ainda maior se novas unidades de igrejas já estabelecidas também fossem incluídas no levantamento realizado pelo IBPT. O registro de entidades religiosas é um dos maiores no Brasil, superando condomínios, comércios, clínicas, restaurantes e drogarias. Ele fica atrás apenas dos de associações, que ganharam 5.509 formalizações no mesmo período.

Exigências da legislação para a abertura de Igrejas no Brasil

Para abrir uma Igreja, basta registrar a ata de abertura em cartório e depois pedir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal. Os templos religiosos têm imunidade tributária, o que significa que estão dispensados de pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Renda, Imposto Sobre Serviços (ISS) e outros sobre renda, patrimônio e serviços. Eles não estão dispensados de prestar contas ao fisco e devem entregar anualmente a Declaração de Isentos
A assessoria do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM/Campos) informou que toda edificação comercial ou de uso coletivo precisa do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Só de posse desse certificado é que o alvará de funcionamento é liberado pela prefeitura. Em relação à fiscalização para checar se a entidade possui o certificado, a assessoria disse que ela ocorre mediante denúncia, que muitas vezes parte do Ministério Público Estadual (MPE).

Fonte: diarionf

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA