Notícias: Alemães e austríacos montam comboios para dar carona a refugiados

0
74

Alemães e austríacos deram início neste último domingo a uma iniciativa inspiradora. Centenas de carros particulares cruzaram a fronteira da Hungria para dar carona a refugiados do Oriente Médio, com objetivo de ajudá-los na viagem à Europa Ocidental.

Batizada de “comboio dos refugiados”, a ideia reuniu mais de três mil pessoas em um evento criado no Facebook. “A época dos apelos à União Europeia e aos responsáveis políticos terminou, chegou a hora de agir”, dizem os autores da página “Comboio Budapeste-Viena”.

O primeiro comboio saiu na manhã de domingo de Viena para “levar o máximo de refugiados possível de Budapeste a Viena e dali, se for possível, à Alemanha”.

“Acho que esse é meu dever. Sou mãe e não posso mais fechar os olhos (para o que está acontecendo)”, disse em entrevista à BBC a ativista austríaca Angelika Neuwirth. “Somos todos seres humanos. Ninguém é ilegal.”

Os organizadores afirmam reagir à decisão das autoridades húngaras de suspender os trajetos ferroviários com destino à Europa ocidental, inclusive para os migrantes que têm um bilhete válido.

Na semana passada, quatro austríacos que tentavam ajudar refugiados foram presos acusados de tráfico de pessoas, mas foram liberados logo depois. Ônibus e trens também serão utilizados pelos ativistas para ajudar o transporte dos refugiados.

O ministério austríaco do Interior lembrou na quinta-feira (3) que a ajuda gratuita à imigração pode ser punida com até 5.000 euros de multa.

Fonte: br noticias yahoo

 

Gostou? Curte, comente e compartilhe.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA