Dicas & Mecânica: Os 6 Carros que mais apresentam problemas na hora do conserto

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Mecânicos da cidade de São Paulo falam sobre os carros que têm uma maior tendência em apresentar problemas na hora do conserto. As informações foram fornecidas por Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo (Sindirepa-SP), em entrevista para a EXAME.com. As montadoras, em contrapartida, se defenderam das afirmações. Confira a matéria na última página.

JAC J3

Os veículos da JAC Motors são constantes visitantes dos mecânicos, sempre estão com algum probleminha. É bastante complicado encontrar peças, a injeção eletrônica dá bastante problema e a suspensão é muito frágil. O motor apresenta falhas constantemente e os pneus sempre desgastam um mais que o outro.

Ford Fiesta

O Ford Fiesta é bastante conhecido pelos mecânicos por problemas no dispositivo que controla a temperatura do motor. Outro problema visto em todos os modelos da Ford, é que até mesmo nas montadoras existe dificuldade em encontrar peças, o que atrasa mais ainda o conserto do veículo.

Ford Ka

Os problemas enfrentados pelos donos de Ka são os mesmo do Fiesta, dificuldade em encontrar peças  e no sistema de controle da temperatura do motor.

 

Peugeot 207

Além de ser um carro com muita tecnologia e pouquíssima informação no mercado, é muito difícil encontrar peças o que torna mais cara a manutenção. Muitos que tiveram o 206 ou 207 jamais comprariam novamente, devido a experiências que tiveram com a marca.

Por ser um carro europeu, não foi feito para as ruas esburacadas, desniveladas e com lombadas do Brasil.

Os problemas mais comuns no 207 é na suspensão.

Citroën C4

Outro caso de muita tecnologia e pouca informação é o C4 e C3, é comum dar problemas na suspensão por ser carros feitos para andar em vias de padrão europeu, não brasileiro.

Renault Clio

O Renault Clio é um outro exemplo, dificuldade em encontrar peças e de igual maneira que a Citroen não trabalha na divulgação de informações para as concessionarias, o que encarece muito mais a manutenção. O motor é frágil e  a bobina sempre apresenta problemas.

 

Montadoras se defendem

Montadoras se defendem de críticas de mecânicos

 

Das 4 montadoras citadas na matéria, somente a Citroën, JAC Motors e Peugeot se manifestaram. A Ford, quando procurada, não fez nenhum comentário

 

 

Citroën 

    A assessoria de imprensa da Citroën afirmou que a empresa têm se esforçado para melhorar cada vezmais o seu pós-venda, e que as fábricas no Brasil seguem padrões de qualidade internacionais.

 

Segundo a Citroën, os seus modelos atuais são veículos com alta complexidade tecnológica, o que torna a manutenção um pouco mais cara, além de mão de obra especializada, os futuros profissionais são formados e intruidos na própria fábrica. A Citroën afirmou que esta se esforçando em melhorar os custos de manutenção e que possui preços fixos e ofertas em todas as 178 concessionárias em todos os estados do Brasil.

 

 

Jac Motors

JAC Motors 

Por meio de sua assessoria de imprensa, a JAC Motors manifestou que seus carros têm seis anos de garantia e que os primeiros carros da JAC foram vendidos há dois anos e meio no mercado brasileiro, portanto não há nenhum carro da marca fora da garantia.

Sendo assim, segundo a assessoria, “se um carro está na garantia, parece óbvio – e os pouco mais de 50 mil carros da JAC ainda estão – que o dono só o leve em concessionárias. Como ele [o diretor da Sindirepa] menciona algo tão crítico sem ter qualquer condição de fazê-lo? Ou seja: qual o parâmetro/amostragem que ele usou para emitir juízos tão opinativos?”.

Eles acrescentam ainda que não há uma linha “paralela” de peças da JAC. “Se você vai a uma loja de peças, você não encontra, fato. Mas tente numa concessionária, que é onde realmente ‘interessa’ e onde podemos dar garantia no que vendemos.”

 

Peugeot

De acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa da montadora: “80,4% dos clientes da marca manifestaram-se totalmente satisfeitos pelos serviços de pós-venda prestados pelas concessionárias no país. Esse índice foi apontado por um estudo independente contratado pela montadora para medir o nível de satisfação de seus consumidores no período dos últimos três meses.”

Segundo a Peugeot, dos veículos citados na matéria, o 206 foi, e o 207 e o 208 são fabricados na planta industrial de Porto Real (RJ). Para isso, os três modelos foram submetidos a um processo de adaptação às condições das vias brasileiras que inclui o redimensionamento do conjunto de suspensão. “O 208 nacional, por exemplo, teve a suspensão elevada em 10 mm, justamente para atender a uma necessidade de rodagem no Brasil”, diz a nota.

Eles prosseguem dizendo que os modelos 308 e 408 mantiveram-se com o menor tempo e o mais baixo custo de reparo entre os veículos de mesma categoria comercializados no mercado brasileiro, de acordo com testes realizados pelo Cesvi Brasil. E o 208 está entre os três veículos de sua categoria com o menor custo e tempo de reparo.

A assessoria diz ainda que a partir do 208, todos os modelos da Peugeot comercializados no Brasil possuem três anos de garantia e acesso ao Peugeot Assistance, pacote de serviços que garante: assistência exclusiva da marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia; pacotes de peças e serviços com preços fixados e mão de obra inclusa; e revisões com valores fixados para todos os modelos dentre os mais competitivos do Brasil dentro de seus segmentos de atuação.

Por fim, a nota ressalta que “a Peugeot disponibiliza ao reparador independente informações técnicas pelo Service Box Reparador Independente, viahttp://public.servicebox.peugeot.com. O serviço dá acesso ao catálogo eletrônico de peças da montadora. Esses profissionais cadastrados no banco de dados da Marca recebem mensalmente um boletim técnico dos produtos comercializados no Brasil e conta também com informações como peças e promoção.”

 

 

 

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