Polícia descobre celular dentro de telefone fixo de banco em Americana

Aparelho foi encontrado em agência do Santander, no Jardim Santana.
Segundo a Guarda, objeto seria usado para coletar informações de clientes.

Um celular foi encontrado dentro do telefone fixo de uma agência bancária do Santander no Jardim Santana, em Americana (SP). O aparelho foi descoberto na noite desta segunda-feira (31), após um cliente ter ficado com o cartão retido no caixa eletrônico e acionado a Guarda Municipal (GM). A vítima fez um telefonema usando o fixo para pedir ajuda e, sem saber do golpe, informou dados pessoais.

O banco Santander confirmou a ocorrência e informou que colabora com as investigações.

Segundo o subinspetor da Guarda Charles Renato da Costa, que foi até o local, assim que o cliente percebeu que o cartão tinha ficado preso, um homem suspeito se aproximou e sugeriu que ele usasse o telefone fixo da agência, para buscar ajuda na central de atendimento do banco.

Quando ele [cliente] foi até o aparelho ele não percebeu e passou todos os dados”

Charles Renato Costa, subinspetor da Guarda

 No telefone, ele não percebeu que poderia ser uma fraude. Ele disse que o rapaz ofertou a ajuda e foi embora. Ele não sabia dizer se havia mais alguém do lado de fora”, conta o guarda municipal.

O cliente chamou a Guarda após ter feito a suposta ligação. Primeiramente, os guardas foram ao terminal que ele usou e observaram que os outros terminais não tinham a mesma chapa (parte externa do leitor de cartão) que o equipamento utilizado pela vítima. Eles retiraram um dispositivo que, possivelmente, seria usado para copiar dados dos clientes.

“Conseguimos tirar a chapa e o cartão dele. Quando ele falou do detalhe do telefone, constatamos que o aparelho não possuía um fio que o conectasse à energia ou internet”, conta o guarda.

Telefone celular é encontrado escondido dentro de um fixo em agência em Americana (Foto: Reprodução EPTV)

Celular é encontrado escondido dentro de telefone fixo em agência em Americana (Foto: Reprodução EPTV)

Em contato com a corporação, foi solicitada a presença de um representante da agência e da perícia. Os guardas conseguiram abrir o telefone fixo e, dentro dele, encontraram o celular, modelo antigo, preso a vários fios. (Veja as imagens no vídeo no início da reportagem)

“Pra gente foi surpresa. O dispositivo não, mas o telefone sim”, conta Costa. Segundo o guarda, o cliente foi orientado e imediatamente conseguiu fazer o cancelamento do cartão, mas o representante do banco não soube  precisar, naquele momento, se alguma movimentação havia sido feita pelos criminosos.

Os materiais foram apresentados no plantão policial de Americana, e o caso foi registrado como localização e apreensão de objeto. A Polícia Civil trabalha para localizar os suspeitos. Ninguém foi preso até o momento.

A agência abriu normalmente nesta terça-feira (1º).

Fonte: G1

Gostou? Curte, comente e compartilhe.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA