Porque os mosquitos sempre picam você?

0
225

Quem nunca passou por uma situação onde sofre um ataque em massa de mosquitos raivosos (principalmente pernilongos) que lhe mordem sem parar, mas ao seu amigo nada acontece?

mosquitos

Se você já passou por isso, pode ficar tranquilo, não se trata de nada sobrenatural. Muito pelo contrário, isso está ligado ao odor que seu corpo emite. Não, você entendeu errado. Não é porque você está fedido, tudo acontece devido a uma série de fatores, muito bem explicados e embasados em provas científicas que você conhecerá nas linhas abaixo.

 

 

 

A culpa é dos seus pais, não do repelente!

mosquitos 2

A King’sCollege London promoveu, recentemente, os resultados de sua pesquisa relacionada as preferências dos mosquitos, na hora de escolher alguém para se tornar suavítima. Mais especificamente, o estudo foi feito com o tipo de mosquito que apresenta uma estrutura genética mais comum, o Aedes Aegypti.

No estudo foram utilizados centenas de gêmeos idênticos e não idênticos, para garantir que tanto os efeitos da natureza, quanto da criação de cada um deles seriam devidamente testados, a fim de descobrir as preferências odoríficas dos mosquitos.

Os gêmeos foram levados para salas separadas, onde colocaram suas mãos em caixas seladas. Dentro das caixas haviam vinte mosquitos que eram atraídos ou repelidos, através dos odores que cada pessoa produzia naturalmente.
Dou outro lado, um sensor contabilizava e pontuava cada um, de acordo com o número de mosquitos que foram atraídos para dar aquela mordidinha!

Sem nenhuma surpresa, os gêmeos idênticos tiveram – quase sempre – a mesma totalidade de atrações para picadas, enquanto os gêmeos não idênticos mostravam uma alta taxa de diferenciação de um para o outro.
Como sabe-se, os gêmeos idênticos possuem exatamente o mesmo código genético, coisa que não ocorre com os gêmeos fraternos.

Logo, concluiu-se que tudo isso é culpa do DNA, ou seja, reclame com seus pais. Pois foram eles quem lhe deram um DNA que os mosquitos e, principalmente os transmissores de Dengue, adoram!

Bactérias = Odor = Mosquitos

mosquitos 5

Há muito tempo já se sabe que o fator principal para a tração de mosquitos é o nosso cheiro. Porém, o que não se sabia era que o nosso cheiro era promovido por milhares de bactérias que vivem em nosso corpo.
Até este estudo, as bactérias haviam sido descartadas como as causadoras do nosso odor, pois elas não podem ser influenciadas geneticamente. Mas não foi isso que o estudo nos provou.

Através de testes de laboratórios, os cientistas chegaram à conclusão de que, sim, elas causam odores em nosso corpo! Porém, isso levou os cientistas para outro ponto de conflito: Porque algumas pessoas, da mesma família, tem o cheiro parecido?

Afinal, até então, a ciência afirmava que todos tínhamos milhões de bactérias em nossos corpos, e que elas eram aleatórias em todos os seres humanos. Porém, não é bem assim que funciona: As bactérias escolhem onde se alojar, de acordo com a genética da pessoa.

Essas bactérias, por sua vez, geram o cheiro que atraí os mosquitos para lhe picar.

Como encarar seus genes?

mosquitos 4

Pois bem, com este estudo conclui-se que tal qual os mosquitos, certas comunidades de micróbios acham interessante conviver com um tipo específico de genes.

Estas bactérias produzem substâncias químicas e vitaminas que compõem o nosso sangue, aumentando nossa imunidade contra doenças. Logo, uma grande diversidade de bactérias vai lhe garantir ser menos suscetível a doenças.
Infelizmente não há muito o que fazer, para agir contra seus genes.

Contra as bactérias, também é bem complicado.
Pois mesmo que você lave suas mãos a cada cinco minutos com o álcool em gel mais poderoso do mundo, ainda assim você irá continuar com milhares de comunidades microbianas vivendo em sua pele, boca, glândulas e até mesmo dentro de si.

Então, o que podemos fazer é aceitar tudo isso. Da próxima vez que você for vítima de um enxame de mosquitos, procure pensar em todo o processo evolutivo que compõe o seu DNA.
Bem como as condições de vida de seus ancestrais, e como isso tudo resultou em um código genético único, que só você possui (se você tiver um gêmeo idêntico, desconsidere).

Agora, pense que esse gene é tão irresistível que atraiu várias comunidades de bactérias que adoram habitar seu corpo. Estas, por sua vez, produzem 24 horas por dia e 7 dias por semana substâncias químicas e vitaminas para o seu sangue. Substâncias estas que os mosquitos que lhe atacam freneticamente, amam de paixão!

Fonte: Mistério Curioso

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA