Quem inventou a coxinha de galinha?

1
784

 

capa_coxinha-600x150

O aperitivo que é quase unanimidade nacional teve origem no Brasil, de acordo com alguns estudiosos, no século XIX, na região da Grande São Paulo.

Segundo levantamento de estudiosos da área gastronômica, o salgadinho a base de trigo e frango foi desenvolvido durante o processo de industrialização de São Paulo.

O objetivo era oferecer um lanche mais barato e durável do que as conhecidas coxas de galinha (do próprio frango) servidas em lanchonetes  e portas de fábrica como aperitivo na época.

A receita de sucesso e baixo custo rapidamente se espalhou pelo Rio de Janeiro e Paraná na década de 1950.

  • Origem:

Mas esta, porém, é a origem do salgado no Brasil. O ‘descobrimento da coxinha’ aconteceu por acidente, ainda na época do Império.  Conta a lenda que havia um menino na  corte que tinha como prato favorito as coxas de frango. Conde D´Eu era uma criança com problemas mentais e dificilmente aceitava outro alimento.

Mas, é claro que, com um apetite tão restrito, não havia galinha suficiente para atender os caprichos do menino. Foi então que um dia, sem ter coxas para servir ao menino, a cozinheira da corte teve a ideia de transformar o frango inteiro em coxas, desfiando o frango e criando uma massa com farinha de trigo para enganar o menino. A criança aprovou o resultado com louvor e rapidamente o salgado caiu nas graças também da nobreza.

 

Fonte:>> Você sabia

1 COMENTÁRIO

  1. Conde D’Eu chegou ao Brasil homem feito para casar-se com a princesa dona Isabel, e teve enorme atuação estrategista na guerra do Paraguai. Esse relato sobre um menino demente com o nome do conde que só comia coxa de frango é uma tremenda mentira e gozação. Isso não procede de forma alguma. Essa é uma história inverídica para fazer chacota da monarquia.

DEIXE UMA RESPOSTA